Cabelo Crespo e Infância: uma pequena reflexão.
7 Meninas Crespas | Lulu
e Lili Acessórios | Foto: Quilombo dos Meninos Crespos
Estava pensando qual seria o foco desse novo post e durante
minhas pesquisas, lembrei-me de um livro infantil chamado “O Cabelo de Lelê”.
Inclusive, prometo deixar o link para quem quiser lê-lo na íntegra.
Segundo Maria Bento, em sua obra “Educação Infantil, Igualdade Racial e Diversidade”, crianças entre 4 e 5 anos já desenvolvem algum
tipo de conceituação ou identificação racial. Assim, desde muito cedo é necessário
que a família já inicie uma formação de valorização de suas raízes.
Pois, bem! “O Cabelo de Lelê” me levou a pensar como hoje as
crianças de cabelos encaracolado ou crespos tem em livros, ainda que em poucos,
expressados alguma representatividade.
No enredo, Lelê é uma garotinha que se pergunta o porquê dos
seus cabelos cheios de cachos e em um
livro sobre o continente africano acaba encontrando as respostas.
O interessante é que em todo tempo, os cabelos da Lelê são
um motivo de orgulho e não de vergonha. Quantas das nossas crianças passam por
situações constrangedoras na escola? Ou nós mesmos já as passamos?
Lembro-me dos apelidos que recebia quando criança pelos meus
colegas de turma na escola ou mesmo os coleguinhas que moravam na mesma rua.
“Nêga do Cabelo Duro”, “Cabelo de Bombril” e entre outros...
Isso gerou em mim um complexo que só superei na fase adulta,
quando enfim, tomei consciência de quem
sou de verdade.
Mas, voltando ao assunto, essa iniciativa é muito bacana.
Nossas crianças negras precisam compreender que são lindas como todas as outras,
e que a beleza não deve ter um padrão. Ainda que a indústria da moda imponha
isto!
Outra aspecto bacana do livro é o incentivo a leitura e a
pesquisa. Lelê tinha uma dúvida e foi pesquisar descobrindo suas raízes africanas. Legal né?
Bom, galera. Fica aqui a dica para um bom presente para seus
filhos, sobrinhos, afilhados ou netinhos cacheados/crespos.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Por Débora Justino
Referência bibliográfica:
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